quarta-feira, 29 de julho de 2009

A Incontestável volta do Senhor Jesus

II Tessalonicenses 2.1-12

Temos vivido tempos de grandes perturbações por parte das pessoas ao redor do mundo, com relação ao final do mundo. Há todo tipo de prognósticos, adivinhações, seitas apocalípticas, etc. Sabemos que Jerusalém está sitiada por pessoas deste tipo, pensando e agindo, como também, julgando e falando como se fossem donos da verdade que pensam possuir; não só Jerusalém mas por toda parte você vê pessoas arriscando palpites e influenciando pessoas.

Quando o Apóstolo Paulo escreve esta carta aos Tessalonicenses, por volta do ano 50, há uma grande preocupação para com aqueles amados, e a realidade vivida por eles não é muito diferente da nossa hoje em dia.
É bem verdade que muitos sinais já se cumpriram e que nós estamos alertas desejando a volta do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, mas vamos olhar segundo a luz da Palavra de Deus para que não haja confusão em nós.

Em 1º lugar o apóstolo Paulo nos exorta a ter uma mente tranqüila e cautelosa em relação ao dia do Senhor. Vs. 2a “A que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epistola ...”
Meu querido irmão e irmã, nós devemos descansar no Senhor sabendo e crendo que todo dia vivido por nós pode ser o último, muitos tem entrado em confusão, fadiga e desesperos por estarem levando um tipo de vida que não é condizente com um servo de Deus. Nós servos de Deus descansamos no Senhor as nossas vidas e trabalhamos incansavelmente para que outras vidas sejam alcançadas pela mesma graça e misericórdia que nos alcançou.
O apóstolo Paulo nos fala em II Timóteo 3: 1 a 7 da forma que viveriam os homens nos finais dos tempos:
“Sabe, porém, isto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, antes amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder, foge também destes, pois, entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade”.
Querido é evidente que pessoas que vivem nessas condições buscam saídas e prognósticos para o fim do mundo que não falem do juízo de Deus, mais ainda, se você tem vivido qualquer um destes princípios relatados aqui, certamente há em teu coração e na tua mente perturbação, aliás uma grande perturbação. Nós fomos chamados para falar e viver a verdade. (Salmos 15: 2) “O que vive com integridade, e pratica a justiça e, de coração, fala verdade”.
Muitos tem pedido sinais ao Senhor e ele os tem feito, porém seus olhos carnais, suas mentes maliciosas e seus corações perturbados não os deixam ver, da mesma forma que não deixou Herodes ver (Lucas 23: 8 a 12) “Herodes vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo, por Ter ouvido falar a seu respeito; esperava também vê-lo fazer algum sinal. E de muitos modos o interrogava; Jesus porém, nada lhe respondia. Os principais sacerdotes e os escribas ali presentes o acusavam com grande veemência. Mas Herodes, juntamente com os da sua guarda, tratou-o com desprezo e, escarnecendo dele, fê-lo vestir-se de um manto aparatoso, e o devolveu a Pilatos. Naquele mesmo dia Herodes e Pilatos se reconciliaram, pois antes viviam inimizados um com o outro”. O Senhor fez um sinal reconciliando a amizade entre Herodes e Pilatos, porém ele não pôde ver.
Seja você um servo de Deus e tenha paz com Ele.
E quando todas as coisas acontecerem haverá em seu coração o que havia no coração de Daniel quando lhe foi revelado o fim dos tempos. (Daniel 11:32) “Aos violadores da aliança ele com lisonja perverterá, mas o povo que conhece a Deus se tornará forte e ativo”.

É tempo de sermos fortes embasados, alicerçados nas verdades da Palavra de Deus que é imutável. (Isaías 45: 19 a 25) “Não falei em segredo, nem em lugar de trevas da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu, o Senhor, falo a verdade, e proclamo o que é direito. Congregai-vos, e vinde; chegai-vos todos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que carregam o lenho das suas imagens de escultura, e fazem súplicas a um deus que não pode salvar. Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselhos uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antigüidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura não o fiz eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus e não há outro. Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua. De mim se dirá: Tão somente no Senhor há justiça e força; até ele virão e serão envergonhados todos os que se irritarem contra ele. Mas no Senhor será justificada toda a descendência de Israel, e nele se gloriará”.

É tempo de sermos ativos, não apáticos vencidos pelos medos do mundo, ativos não desanimados com o futuro do mundo, ativos e não parados endurecidos (Atos 1:11) “e lhes perguntaram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir”.

Celebre hoje a vitória, pois, breve vem o Nosso Senhor.

Bp Maurício